Uma pequena floresta que cultiva amor pela terra.

A HISTÓRIA

Nossa história está ligada ao desejo de uma prática de vida mais saudável, sustentável, e, em harmonia com o planeta.

Tudo começou com uma pequena horta particular de orgânicos do chef belga Hervé.
Diante do sucesso da pequena produção caseira dadas as boas condições de clima e solo, Hervé convidou seu amigo de infância, Davi, para construírem juntos o sonho de uma agrofloresta que vem se tornando realidade. Um espaço onde cultivamos o respeito pela terra e preservamos para garantir a vida.

A FAZENDA

Uma agrofloresta em meio a região do Delta do Parnaíba, no Piauí.

A fazenda está instalada em doze hectares de terra, sendo três deles dedicados à agrofloresta. Com inspiração em um design ermacultural, as zonas próximas à casa concentram a horta, os canteiros, um pequeno criadouro de galinhas, o viveiro de mudas, e as áreas de manejo e beneficiamento de produtos.

PRINCÍPIO AGRÍCOLA

Para amparar nossas práticas, buscamos inspiração nos princípios da agricultura sintrópica, da agroecologia e da permacultura. Sempre que possível, coordenamos as atividades de campo com o calendário lunar e os ciclos próprios da natureza. Ao relacionar essas energias com o trabalho no campo, alcançamos a qualidade nutricional do alimento colhido.

FAMÍLIA LA RESERVA

Cuidados com o solo, observação, manejo de espécies, práticas de poda, são só alguns dos rituais realizados por aqui, tudo graças a uma equipe de apaixonados!

Juntos formamos uma família que faz do trabalho uma rotina de respeito e carinho pela terra. Tudo o que colhemos e produzimos, chega até você com amor.

PRÁTICAS LA RESERVA

Para amparar nossas práticas, buscamos inspiração nos princípios da agricultura sintrópica, da agroecologia e da permacultura.

Agrofloresta (SAF)

O sistema agroflorestal, em fase de desenvolvimento, é irrigado pelas águas do Rio Parnaíba e concentra diferentes espécies compartilhando os recursos disponíveis. A regeneração do solo, o respeito aos ciclos e a manutenção da microfauna foram os norteadores para implementação da SAF. O complexo está sendo enriquecido com o plantio de espécies nativas e árvores de serviços, com o intuito de diversificar o consórcio, gerar matéria orgânica e mais biodiversidade.

Superalimentos

Desde o princípio apostamos no plantio orgânico da acerola e da moringa, plantas consideradas superalimentos devido às inúmeras propriedades benéficas à saúde do corpo. Acrescentamos nos canteiros e na SAF a cultura da cúrcuma, raiz tuberosa conhecida por sua riqueza nutricional.

Beneficiamento

Parte dos superalimentos – cúrcuma, acerola e moringa – são encaminhados para a estação de beneficiamento, onde são beneficiadas para comercialização. A cúrcuma, a acerola e as folhas da moringa são moídas para serem consumidas em pó. Já as sementes da moringa são prensadas a frio, e delas se extrai o óleo vegetal de moringa, riquíssimo em nutrientes, utilizado na pele e no cabelo como cosmético natural.

Estrutura

A fazenda está instalada em doze hectares de terra, sendo três deles dedicados à agrofloresta. Com inspiração em um design permacultural, as zonas próximas à casa concentram a horta, os canteiros, um pequeno criadouro de galinhas, o viveiro de mudas, e as áreas de manejo e beneficiamento de produtos.